Deduplicação/Desduplicação de dados no System Center 2012 R2 Data Protection Manager UR4

Vocês já ouviram falar de deduplicação ou desduplicação de dados ou data deduplication?

Quando utilizamos a desduplicação com DPM pode resultar em grandes economia de espaço em disco/storage. A quantidade de espaço salvo e utilizado pela desduplicação ao otimizar os dados de backup DPM varia de acordo com o tipo de dados que está sendo feito o backup.

Por exemplo: um backup de um servidor de banco de dados criptografado pode resultar em uma economia mínima, pois todos os dados duplicados serão escondidos pelo processo de criptografia. Mas, no caso de backup de um VDI (Virtual Desktop Infrastructure) pode resultar em grandes economias na faixa de intervalo 70% a 90%, devido  uma grande quantidade de duplicação de dados entre os ambientes de desktops virtuais.

A Microsoft adicionou recentemente os serviços de redução de redundância para o System Center Data Protection Manager (DPM), através do lançamento do Update Rollup 4 para o DPM 2012 R2.

Na prática, a Microsoft simplesmente disponibilizou o recurso de desduplicação presente no Windows Server 2012 R2 tornando-o disponível para o DPM.

Microsoft sugere que a implementação do novo recurso pode proporcionar economia de armazenamento de 50% para 90%.

De acordo com a Microsoft, o ambiente deve estar executando o DPM 2012 R2 com a atualização UR4 em servidores Windows Server 2012 R2 com os mais recentes KBs instalados para desduplicação, ou seja, totalmente atualizado.

Saibam mais sobre como instalar, configurar e implementar a desduplicação para o DPM 2012 R2, na biblioteca TechNet aqui: http://technet.microsoft.com/en-us/library/dn891438.aspx

Outros links importantes:

Planejando Deduplicação: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=522614

Visão Geral: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=522568

Sobre alexandroprado

Líder do Grupo MS-InfraRio, MCSE/MCSA/MCITP/MCDST/MCP/MCTS. MVP em Windows and Devices for IT. Instrutor Oficial MCT - Microsoft Certified Trainer. Autor de artigos em sites como Linha de Código. Moderador dos Fóruns Technet. Moderador do Wiki de tradução do MSDN. System Center Influencer. Springboard Member. Consultor em infra estrutura Microsoft, participa de vários projetos de implantação de soluções Microsoft em várias empresas no Rio de Janeiro. Meus outros blogs: Community Server (MSMVP): http://msmvps.com/members/Prado/default.aspx MSMVPS Blog: http://msmvps.com/blogs/alexandroprado_mvp/default.aspx
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s