Microsoft Technet Experience – Windows Server 2008

O Technet lançou um excelente programa de conhecimento para profissionais em TI que pretendem dominar a próxima geração de S.O. para Servidores da Microsoft o "TechNet Experience On-Line Windows Server 2008", uma academia virtual online gratuita onde todos podem assistir a videos pré-gravados com demonstrações do produto e realizar provas sobre as novas features do Windows Server 2008.
Para os vídeos, além da equipe de Technet, haverá funcionários da Microsoft, MVP e outros experts, que dão ao Experience um potencial enorme para ser de fato um ferramenta de atualização técnica, principalmente quando tratamos de um novo produto como o Windows Server 2008. O programa é dividido em módulos e que ao final de cada Módulo, existirá um teste para avaliar o conhecimento dos usuários do Experience, e ao final do quarto módulo, receberão um certificado eletrônico do Technet. Veja conteúdo de cada módulo:

Módulo 1 – Introdução (WS2008)

Sessão 1 – Windows Server "Longhorn" – Visão Geral Técnica – Parte 1 – Nessa sessão, iremos conhecer o novo Windows Server, o Longhorn. No momento ainda versão beta, mas com muitas funções e componentes que estarão na versão final. Nós iremos ver algumas das principais funções, e como eles podem melhorar a produtividade e a performance do sistema.
Tópicos Abordados:
1. O que é o Windows Server "Longhorn"?
2. Melhorias de produtividade e performance
3. Apresentando o Server Manager
4. As novas funcionalidades do IIS
5 As novas funcionalidades do serviço de Clustering
6. Usando Backup and Restore
7. Monitoramento de performance
8. Apresentando o Windows PowerShell"
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 2 – Windows Server "Longhorn" – Visão Geral Técnica – Parte 2 – Na segunda parte dessa visão geral, iremos explorar outras funções contidas no Longhorn, principalmente as relacionadas à segurança. Iremos discutir a nova função chamada de Network Access Protection (NAP) e explicar sua aplicação. Finalmente veremos as significativas mudanças no Terminal Services comparadas à versão anterior.
Tópicos Abordados:
1. As melhorias de segurança
2. NAP – Network Access Protection
3. Funcionalidades do Terminal Services
4. Configurando o Network Access Protection
5. Usando o Terminal Services
6. Funcionalidades

Módulo 2 – Server Core/Role (WS2008)

Sessão 1 – Gerenciamento de Papéis de Servidor no Windows Server “Longhorn” – Na primeira sessão desse módulo, iremos focar nos papéis de servidor do Windows Server Longhorn e no console do Server Manager e como ele pode ser eficaz para configuração e implementação do Windows Server Longhorn. Nós iremos ver algumas ferramentas e funções que a Microsoft tem desenvolvido para otimizar a configuração e a implementação dessa nova versão. Nós iremos ver como essa nova ferramenta proporcionará aos administradores de sistemas o significado de visualização e gerenciamento virtual de todos os cenários de produtividade e monitoramento.
Tópicos Abordados[/b]:
1. Papéis de Servidores
2. Instalação do Windows Server ""Longhorn""
3. Gerenciamento do Windows Server ""Longhorn""
4. Criando um novo servidor
5. Usando o Server Manager Console
6. Modificando papéis e funções
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 2 – Windows Server "Longhorn" – Server Core – O Windows Server “Longhorn” possui uma nova opção de instalação denominada “Server Core”, que consiste em uma versão de instalação mínima, somente prompt de comando, criado sob medida para alguns cenários especiais. Conheça mais a fundo essa versão e como você pode se beneficiar de suas características em cenários reais.
Tópicos Abordados:
1. O que é Server Core
2. Cenários de Implementação
3. Como gerenciar e configurar Papéis de Servidor
4. Como gerenciar Server Core de modo remoto e local
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 3 – Active Directory Domain Services (AD DS) no Windows Server "Longhorn" – Visão Geral Técnica – A sessão irá apresentar e discutir como se comporta o Active Directory Domain Services no Windows Server Longhorn.
Tópicos Abordados:
1. Segurança e Gerenciamento
2. Read-Only Domain Controllers
3. Role-Specific Servers
4. Group Policy no Windows Server ""Longhorn""
5. Gerenciando o RODC
6. Explorando o Administrator Role Separation
7. Visão geral do Server Core

Módulo 3 – Infraestrutura (WS2008)

Sessão 1 – Windows Server "Longhorn" – Melhores Práticas e Soluções para Escritórios Remotos – O número de escritórios remotos dentro das organizações está crescendo nos últimos anos e o Windows Server “Longhorn” providencia soluções integradas e robustas que podem ajudar a diminuir o custo e melhorar a efetividade de administração de ambientes. Essa sessão abordará cenários para a implementação do Longhorn Server em escritórios remotos e como essa solução se integra com outros produtos e soluções já existentes.
Tópicos Abordados:
1. Discutir as necessidades recentes de escritórios remotos
2. Descrever as technologias integradas no Windows Server “Longhorn” que endereçam essas necessidades
3. Discutir cenários reais onde essas soluções podem ser implementadas.
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 2 – Windows Server "Longhorn" e Windows Vista e a Nova Geração do Protocolo TCP/IP – Nessa sessão iremos abordar a próxima geração do TCP/IP que está sendo introduzida no Windows Vista e no Windows Server Longhorn. A nova geração do proprotocolo TCP/IP no Vista e no Longhorn traz profundas mudanças em suas versões 4 (IPv4) e 6 (IPv6) que vão de encontro com as necessidades atuais de conectividade e performance de diversos ambientes de rede e tecnologias. A nova geração do TCP/IP traz muitos avanços em segurança e escalabilidade. Após a apresentação de todos esses avanços, iremos discutir como podemos preparar sua rede para o IPv6.
Tópicos Abordados:
1. A nova geração do TCP/IP
2. As melhorias de segurança, performance e escalabilidade
3. Preparando o ambiente para as novas possibilidades
4. Criando políticas de isolamento de domínio
5. Configurando uma rede eficiente e otimizada
6. Criando políticas centralizadas de Qos
7. Usando conferências e atividades de colaboração ""Ad-Hoc"
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 3 – Windows Server "Longhorn" Terminal Services – Visão Geral Técnica TCP/IP – A sessão irá explorar o Terminal Services do Windows Server Longhorn. Para organizações com usuários remotos, o Longhorn traz enormes melhorias e inovações que facilitam a integração de aplicações locais e remotas em estações-cliente, acesso a essas mesmas aplicações via Web, mesmo através de firewalls. Além dessas, a sessão apresentará as novas funcionalidades do Terminal Services.
Tópicos Abordados:
1. Visão geral técnica do Terminal Services
2. Melhorias
3. Novas funcionalidades
4. Usando o Terminal Services Remote Programs
5. Configurando o gateway do Terminal Services
6. Usando o Terminal Services Web Access
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 4 – Visão Geral do Windows Deployment Services (WDS) – O Windows Deployment Services (WDS) é a versão atualizada do Remote Installation Services (RIS), agora disponível no Windows Server “Longhorn”. Você pode usar essa tecnologia para a implementação de novos computadores via rede sem precisar estar fisicamente presente ou ter que utilizar métodos como instalações diretas a partir de uma mídia de CD/DVD.
Tópicos Abordados:
1. Instalação do Windows Deployment Services
2. Configurando o WDS e configurando o menu de boot e Capturar Imagens
3. Boot PXE para instalação de Windows
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 5 – Windows Server "Longhorn" Network Access Protection (NAP) – Arquitetura e Visão Geral – O futuro é permitir o acesso a rede somente para máquinas seguras, e isso está vindo com o Network Access Protection, um poderoso recurso vindo no Windows Server "Longhorn". Aprenda os passos que você precisa dar para preparar a sua rede para usar o NAP.
Tópicos Abordados:
1. Arquitetura geral do Network Access Protection (NAP)
2. Cenários de Utilização
3. Componentes necessários
4. Pré-requisitos de Implementação
5. Instalação do Network Access Protection (NAP)

Módulo 4 – Visão Geral de outros Serviços e Aplicativos (WS2008)

Sessão 1 – Políticas de Grupo no Windows Server Longhorn – Novas funcionalidades – Aprenda nessa sessão como preparar sua empresa e parceiros para as melhorias das Políticas de Grupo no Windows Server "Longhorn". Essa sessão apresentará em detalhes as novas funcionalidades e técnicas de gerenciamento das Políticas de Grupo do Windows Vista e Windows Server "Longhorn", incluindo: criação e uso AD domanin-based Central Store para arquivos de configuração ADMX baseados em XML; mudanças no mecanismos de login usados para resolução de problemas de Group Policy, demonstrações de algumas ferramentas de gerenciamento como GPO Log View e ADMX Migrator.
Tópicos Abordados:
1. Descrição de como a nova arquitetura do Windows Server Longhorn funciona e no que é baseada
2. Descrição de como a migração do WS2003 para o Longhorn GPO funciona
3. Identificar impactos que podem afetar clientes e migrações.
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 2 – Interoperabilidade entre UNIX e Windows Server "Longhorn" – Nessa sessão nós veremos como os componentes de interoperabilidade UNIX no Windows Server "Longhorn" permitirá a redução de custos em cenários de integração UNIX e Windows.
Tópicos Abordados:
1. Os benefícios da interoperabilidade entre o UNIX e Windows Server "Longhorn"
2. Arquitetura de subsistema para aplicações UNIX (SUA)
3. Gerenciamento de identidade em ambientes híbridos
4. Usando subsistema para para aplicações UNIX
5. Gerenciamento de identificação
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 3 – Virtualização no Windows Server Longhorn – Visão Geral e Arquitetura – As capacidades da infraestrutura de virtualização farão parte agora dos componentes principais do Windows Server “Longhorn”. Nesta sessão, apresentaremos uma visão geral de arquitetura dos três pilares de Virtualização do Windows Server: Hypervisor, pilha de virtualização e virtualização de dispositivos. Apresentaremos melhores práticas de como validar os requisitos para uma solução específica de virtualizaçao e algumas dicas e truques para a efetiva implantação destes ambientes.
Tópicos Abordados:
1. Descrever as capacidades da Virtualização do Windows Server
2. Descrever a Arquitetura
3. Descrever as capacidades do System Center Virtual Machine Manager

Módulo 5 – IIS (Internet Information Services) 7.0 (WS2008)

Sessão 1 – Visão Geral e o que há de Novo na nova plataforma WEB (Disponível em 17/09) – Explore as novas capacidades de gerenciamento e desenvolvimento que estarão disponíveis aos IT Pros com o novo Internet Information Services 7.0 (IIS 7) para Windows Vista e Windows Server code name "Longhorn". Nesta sessão, abordaremos as alterações principais do IIS 7. Conheça a nova arquitetura componentizada que habilita a customização do IIS para aplicações específicas, adicionando ou removendo módulos ou substituindo os existentes. Aprenda como o novo sistema de configurações faz com que configurações distribuídas sejam possíveis e como usar o novo aplicativo de linha de comando xcopy para copiar as configurações e conteúdo do IIS para servidores remotos.
Tópicos Abordados:
1. O que há de novo no IIS 7.0
2. Nova console de gerenciamento
3. Nova arquitetura componentizada
4. Nova arquitetura para configurações distribuidas
5. Novas opções para replicação de conteúdo e configurações (xcopy)
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 2 – Utilizando os novos recursos de Delegação e Configuração (Disponível em 17/09) – Apresentaremos nessa sessão o novo sistema de configurações do IIS 7.0, incluindo o uso de configurações baseado em uma hierarquia de arquivos que permitem muito mais flexibilidade ao administrador web do que em versões anterioers. Mostraremos como é possível delegar a administração de um servidor WEB, de um web site ou mesmo de uma aplicação web para outros usuários e como tal configuração pode ser controlada de modo granular. Apresentaremos o novo IIS Manager e as novas APIs gerenciadas sobre as quais ele foi construído.
Tópicos Abordados:
1. Novo sistema de configuração do Internet Information Services (IIS) 7.0
2. Controlando sua configuração de IIS 7.0 através de técnicas de delegar e lock down
3. Novo IIS Manager e APIs gerenciadas
—————————————————————————————————————————————————————-
Sessão 3 – Técnicas de Diagnóstico e Tracing para requisições WEB (Disponível em 17/09) – Apresentaremos nessa sessão as novas características de diagnóstico e tracing de requisições do IIS 7.0. Veremos como o novo modelo de APIs permite que acessemos informações detalhadas em tempo real e como você pode controalr as configurações de seu servidor WEB durante sua execução, sem interrupções. Apresentaremos o novo subsystem de tracing e como podemos configurar eventos de traces automaticamente.
Tópicos Abordados:
1. Apresentar o novo Runtime Control e Status API
2. Apresentar as novas características do IIS 7.0 de Automatic Failed Request Tracing
3. Discutir como é possível adicionar tracing em seus módulos de aplicação

Tire suas Dúvidas!!

•O que é o TechNet Experience?
O TechNet Experience On-Line foi desenvolvido com o intuito de oferecer a você um ambiente totalmente intuitivo para realização dos programas de treinamento do TechNet Brasil. Primeiramente você deve conhecer os detalhes do conteúdo exposto e o funcionamento de seus módulos, depois você determina um cronograma pessoal de estudo baixa o material de estudo e os vídeos. Quando você se sentir capaz, deverá fazer as provas atestando seu conhecimento. Para as provas aprovadas e especialidades alcançadas você receberá ainda um certificado on-line que será acessado na página de provas disponíveis.
•Como faço para participar?
Primeiramente você deve ser cadastrado no site TechNet Brasil. O cadastro é gratuito e fácil de ser feito. Basta acessar http://www.technetbrasil.com.br/cadastro e preencher o formulário. Será necessário usar o seu ID do Windows Live, disponível automaticamente para quem tem e-mails como Hotmail, MSN ou mesmo o Microsoft Passport. Basta colocar a sua senha de acesso destes endereços. Se você ainda não possui um, é muito fácil e rápido obter o seu ID do Windows Live, preenchendo um pequeno e rápido formulário de identificação pessoal.
Em segundo lugar, é necessário informar o código promocional ("promocode") que você recebeu junto com o convite para o TechNet Experience.
•Como consigo acesso aos conteúdos e provas?
Acesse o ambiente do Experience e clique em Entrar. Em seguida, entre com o seu e-mail do Windows Live e a respectiva senha. Na primeira vez que entrar, informe o nome de sua empresa e o código promocional ("promocode"). Após ser validado, você será redirecionado para os conteúdos e provas do Experience.
•Como funciona o ambiente do Experience?
O ambiente do Experience é como uma escola. Ao entrar no ambiente, você visualizará o lobby e poderá escolher o que deseja fazer: conhecer os módulos disponíveis, acessar os conteúdos para estudo, fazer as provas e visualizar seus certificados.
•Como foi estruturado o Experience?
O TechNet Experience é formado por módulos com um tema específico. Dentro de cada módulo, várias sessões de vídeos são disponibilizadas. Na página de Conteúdo você pode visualizar as sessões dos módulos, com cada sessão disponibilizando 2 links:
– Assista ao vídeo agora: Este link inicia a sala de aula virtual do Experience; você poderá assistir ao vídeo do evento neste ambiente, podendo ainda escolher assistir em tela cheia para melhor visualização do vídeo.
– Download do vídeo: Este link disponibiliza o mesmo vídeo, no formato WMV para download e estudo off-line, ou seja, você pode fazer o download e armazenar em seu computador o vídeo, para estudá-lo mesmo estando desconectado da rede/Web. Neste caso clique com o botão direito do mouse e selecione Salvar destino como… para salvar o arquivo em seu computador.
•Não consigo escutar o vídeo na sala de aula, o que fazer?
Verifique a sua configuração do Windows Media Player, é necessária a ativação do protocolo MMS para escutar o fluxo de vídeo. Caso persista o erro, você pode fazer o download do vídeo e assisti-lo no Windows Media Player, localmente.
•Já estudei e me sinto preparado. E agora? Como faço as provas?
Clique na página "Provas on-line" e verifique a lista de provas disponíveis.
•Como funciona a tela de provas? O que representam os status informados?
A tela de provas informa o status de cada uma:
– Disponível: prova disponível para realização, basta clicar na mesma para iniciar a prova
– Disponível em 24h: isso ocorre quando você é reprovado na prova, você poderá realizar a mesma somente 24 horas depois da reprovação
– Aprovado: parabéns, você foi aprovado na prova
– Módulo indisponível: a prova do módulo ainda não está disponível, pois é necessário que você passe no módulo anterior para realizar a prova deste módulo.
•Passei na prova do primeiro módulo, mas não vejo nenhum certificado, o que aconteceu?
O certificado será disponibilizado apenas quando você passar na prova do último módulo, concluindo então todo o curso.
•Ainda estou com dificuldades ao usar o Experience, o que fazer?
Entre em contato com nosso Fale Conosco e faça sua solicitação de suporte.
Para participar acesse o link: Visite o site do Experience On-Line Windows Server 2008
Para ter acesso utilize o PROMOCODE: WIN2008-TXP07

Sobre alexandroprado

Líder do Grupo MS-InfraRio, MCSE/MCSA/MCITP/MCDST/MCP/MCTS. MVP em Windows and Devices for IT. Instrutor Oficial MCT - Microsoft Certified Trainer. Autor de artigos em sites como Linha de Código. Moderador dos Fóruns Technet. Moderador do Wiki de tradução do MSDN. System Center Influencer. Springboard Member. Consultor em infra estrutura Microsoft, participa de vários projetos de implantação de soluções Microsoft em várias empresas no Rio de Janeiro. Meus outros blogs: Community Server (MSMVP): http://msmvps.com/members/Prado/default.aspx MSMVPS Blog: http://msmvps.com/blogs/alexandroprado_mvp/default.aspx
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s